sexta-feira, 18 de maio de 2012

A EAD e o Formato dos Cursos

Os formatos dos cursos na EAD seguem rumos diversificados e o mesmo acontece com a metodologia. Cito dois exemplos:


1) Exemplo 1: o aluno recebe textos,  faz provas, responde questionários e sana suas dúvidas com  o tutor. O aluno estuda individualmente e fica depedente do tutor. Geralmente, nesse caso, não se formam turmas e o aluno pode receber exeções dm prazos de tarefas



2) Exemplo 2: o aluno recebe o material de estudo, mais indicação de materiais complementares, tem a liberdade de fazer suas próprias pesquisas acrescentando  ao que foi fornecido e indicado. São promovidas atividades que proporcionam interatividade e interação, trocas de experiências e o tutor é o mediador. Nesse caso, o aluno além de apresentar resultados de estudos e pesquisas também troca experiências e constrói novos conhecimentos e participa e é responsável pela sua aprendizagem. Importante salientar que, nesse caso, existe organização Pedagógica, prazos a cumprir e a turma começa e encerra  o curso no mesmo período. A tutoria e coordenação pedagógica, acompanham todo o processo de aprendizagem de cada aluno, tendo sempre espaço para sanar dúvidas e nunca o aluno pode ficar sem feedback.

Para ambos os formatos existem cursos que enviam impressos para o aluno, os materiais didáticos e Cetificados. Outros optam por disponibilizar na própria Plataforma Virtual, permitindo  ao  aluno a autonomia para efetuar o download dos materiais didáticos e a geração do seu certificado.


No entanto, existem alunos que não se adaptam ao  descrito no "Exemplo 2", talvez em virtude do hábito (cultura) do sistema da educação formal presencial, na qual o professor cobra prazos e as provas são os objetos da avaliação. De maneira que os alunos estudam para obter aprovação nas provas e isso basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário