sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cursos em EAD: planejamento ou desordem ?

Voltando os olhares à organização dos cursos Livres na EAD, torna-se necessário prestar atenção pois existem casos nos quais  possivilemente as questões educacionais e de tecnologias ficam relegadas a um segundo plano, em virtude dos baixos valores cobrados dos alunos, pois manter a estrutura tecnológica e os profissionais envolvidos e as atualizações dos materias didáticos gera custo e não é baixo ! 
Há uma ligação direta entre qualidade e custo
No entanto, há cursos com custo mais elevado que igualmente não possuem qualidade. E, em muitos cursos é repetido o mesmo processo obsoleto da modalidade presencial apenas utilizando as tecnologias, é transferido o formato presencial, para a EAD.
 Os cursos em EAD devem possuir planejamento, cronograma a ser cumprido,  prazos  para entrega de tarefas e participação em diversas atividades propostas. A organização é imprescindível tanto para os tutores e demais profissionais, quanto para os alunos que terão a sua organização pessoal de acordo com os compromissos assumidos com o curso. Mas, se ao ingressar num curso o aluno não for orientado quanto à metodologia, às regras de funcionamento das comunicações no ambiente, dos prazos a serem cumpridos, certamente correrá o risco de encontrar um curso desorganizado.
Caso a metodologia utilizada for Instrucicionista, não haverá a preocupação com turmas, cada aluno  realizará  o curso individualmente. 
No entanto, se a metodologia prevê a construção de conhecimentos, as trocas de experiências, o aluno participará junto a um grupo, uma turma - haverá o comprometimento com o seu crescimento e o crescimento dos demais colegas. Ocorrerão construções de novos conhecimentos e os conhecimentos prévios serão valorizados. Nesse caso, é muito mais do que ler e responder provas ou questionários, e também será valorizado:  pensar, criar, expor opiniões, dividir experiências, construir, descontruir e reconstruir.

Independentemente  do formato de um curso na EAD, a organização  causará impacto no processo de ensino e de  aprendizagem  !






Nenhum comentário:

Postar um comentário