domingo, 28 de agosto de 2011

O sucesso do curso "on line"



            A Educação está em fase de transformação: novos paradigmas, metodologias, denominações e preocupações em alcançar  a excelência. A EAD está em evidência e não poderia ser diferente, pois a sociedade convive com avanços tecnológicos que modificam a forma de viver dos cidadãos que tem acesso rápido às informações diversas e as formas de comunicação também mudaram.
            Nos cursos "on line", a  atuação do professor é imprescindível,  devendo estar atento para todos os aspectos que são  relevantes e para saber quais são eles , muito mais do que ter conhecimento em determinado conteúdo, é preciso estudar a EAD, ter a formação específica.
            No entanto, discordo da ideia que a atuação do professor é chave para o sucesso de um curso, pois para que  um curso atinja os objetivos a que se propõe, todos os envolvidos são importantes: professores, coordenadores, alunos,  bem como a estrutura tecnológica, material didático,etc.. O professor pode ser um grande articulador de aprendizagens, que anime os alunos a seguirem adiante, mas se as tecnologias não estiverem  funcionando ou utilizadas adequadamente, o esforço do professor será em vão.
            É  importante lembrar que um curso não é fruto de um professor somente (ou de professores), mas de  projeto, coordenação pedagógica,  gestão... Também deve ser considerado, que os alunos formarão um grupo heterogêneo, onde cada participante tem seus objetivos e a aprendizagem é diferente para cada pessoa.
            Para que um curso "on line"  obtenha sucesso, cada  envolvido deve cumprir seu papel.
        Entre as diversas atribuições dos gestores, é relevante conhecer  ou ter suporte de profissionais da área tecnológica para escolher  as tecnologias adequadas e atingir os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário