domingo, 28 de agosto de 2011

A EAD X METODOLOGIA

           O fato da utilização de computadores conectados à internet, para a comunicação, para os cursos on line, causa conflitos e dúvidas. Surgem então, abordagens  tecnicistas e os cursos on line instrucionistas, quando a EAD é utilizada para repetir o mesmo sistema presencial, nos quais  a presença do  professor é imprescindível, sem esta os alunos não conseguem e não podem produzir.
           Ao elaborar Projetos para EAD, deve ser considerado o mundo atual, globalizado, e as novas maneiras de viver, comunciar, aprender.
           Ao desenvolver um ambiente de aprendizagem faz-se  uma opção teórico-prática que norteará todo o processo. A proposta dos  projetos para a EAD devem  ser embasados em subsídios teórico-práticos das abordagens crítico-reprodutivistas, construtivistas e sociointeracionistas.
            Deleuze e Guattari (1976), propõe a  adoção do “paradigma rizomático” que tem como simbolismo  o “rizoma”. O rizoma é o tipo de caule radiciforme de alguns vegetais, formado por uma infinidade de pequenas raízes entrelaçadas e emaranhadas em conjuntos complexos, que ao ser quebrado se reconstitui criando novas formas. Tal paradigma representa claramente as comunicações via WEB onde não há espaço para uma única "raiz" (verdade absoluta incontestável) mas, ocorre o entrelaçamento de ideias nas trocas de informações, descontruções e construções de novos conhecimentos, sendo o processo da  aprendizagem colaborativa.
             E o maior equívoco é  usar as tecnologias, simplesmente,  sem repensar a metodologia adequada à sociedade atual. 
                As tecnologias são ferramentas, apenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário