domingo, 28 de agosto de 2011

A EAD e o slogan: "você estuda de acordo com seu tempo"

Constantemente são divulgados nas mídias diversas, cursos em EAD,  com  o slogan  "você estuda de acordo com seu tempo, de acordo com seu ritmo".

Há aqui uma incoerência, pois cada aluno deve respeitar o período do curso e aos prazos para entrega de tarefas, que podem ser de diversos  tipos. As responsabilidades de estudo, pesquisa, trabalhos e avaliações possuem datas programadas, pois as turmas não são de duração infinita,  as Empresas/Instituições que promovem cursos além de questões educacionais, também possuem envolvimento financeiro com professores, tutores e demais profissionais.
Sendo uma das características dessa modalidade educacional  justamente a aprendizagem colaborativa, as trocas de experiências e conhecimentos novos construídos, é impossível que cada aluno participe do curso de acordo com seu ritmo próprio, com seu tempo.

Uma das diferenças entre cursos em  EAD e cursos presenciais é o fato de que na modalidade EAD não há  presença física, mas deve sim, haver prazos, regras, combinações, organziação que denunciará a seriedade ou não dos promotores de tais cursos.

Um comentário:

  1. Como aluno na modalidade EaD e quando professor na modalidade presencial, observo que o Tempo é, de fato, relativo.
    Dentro dos limites de tempo para as Atividades, na EaD exite mais flexibilidade de horários do que no modelo presencial, porém com o tempo determinado para a conclusão.

    ResponderExcluir